Cururu
 
Na noite de 24 de março de 2007, o Foras de Forma recebeu um show inesquecível. Os associados e seus convidados assistiram uma bela apresentação de cururu, com alguns dos principais nomes dessa importante manifestação folclórica paulista.
Para quem não conhece, o cururu é o “repente caipira”, onde os cantadores improvisam versos desafiando-se uns aos outros e aproveitam para brincar e saudar a platéia, sempre acompanhados pelo ponteado da viola caipira.
Participaram da apresentação os cantadores: Horácio Neto, 84 anos de idade e quase sessenta de cururu, tem vários discos gravados e foi o principal parceiro de lendário cururueiro Parafuso; seu irmão Jonata Neto, 76 anos, um dos maiores poetas caipiras, também com vários discos gravados; o grande Manezinho Moreira, 76 anos, que foi violeiro nas primeiras gravações de cururu, ainda nos anos 50, acompanhando Nhô Serra e Pedro Chiquito; e Moacir Siqueira, com seus versos rápidos, sempre animando o público.
A apresentação dos veteranos cantadores agradou o pessoal, que também saboreou o delicioso churrasco e a cervejinha gelada. Sobraram versos e brincadeiras para todos: o Maurão, o Toninho e, principalmente, o Dorini. O cururu agradou tanto que até o professor Hélio arriscou uns versos no final da festa. Será que em 2008 ele vai participar do desafio?
 
Veja as fotos